VI CIERTEC – – 28 a 30 de outubro de 2009. Hotel Caesar Business – Belo Horizonte – MG.
Em vários países da Europa e alguns estados americanos, o suprimento de energia elétrica é disputado por diferentes provedores que competem pela preferência do consumidor residencial com produtos, preços e serviços associados. A indústria de energia, cada vez mais, reconhece e acompanha a demanda de seus clientes através de facilidades e inteligência operacionais, agregando dispositivos para ampliar a quantidade de informações de suas redes, podendo definir produtos diferenciados e realizar segmentação de ofertas segundo características regionais ou até pontuais.
O trabalho apresenta uma comparação de como o processo de competição no setor residencial de países selecionados necessitou focalizar e reconhecer o consumidor em suas necessidades. Caracteriza a re-estruturação operacional das empresas de energia e dos modelos de concessão, os aspectos regulatórios e principalmente amplia o conhecimento sobre a operação das redes e sobre o perfil do consumidor de energia, com a implantação de novos modelos operacionais inteligentes com smart grid.
A metodologia empregada inclui estudos internacionais comparativos organizando uma base de conhecimento de forma a construir um arcabouço de referência. Neste contexto foi feita a qualificação das ações de marketing envolvidas nos diferentes mercados, a oferta, a demanda e expectativas de novos serviços presentes no mercado internacional, extrapolando-se para as características e tendências apresentadas para o mercado nacional.
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