Publicado na revista Infood: Você usa pesquisa de mercado no seu restaurante como ferramenta de melhora dos serviços?

A pesquisa de mercado no seu restaurante é uma ferramenta fundamental para aproximar empresas, clientes e mercado potencial. É de fácil aplicação, com custos reduzidos, e pode trazer contribuições inovadoras para a boa gestão e o sucesso dos negócios.

Tipo de pesquisa

Existem dois tipos de pesquisa: a qualitativa e a quantitativa. Enquanto a qualitativa tem uma preocupação com a discussão aprofundada dos temas, sem se importar com a quantidade da amostra, a quantitativa se preocupa em ter uma amostra significativa de pesquisados que possa representar todo o seu universo de interesse, porém, com um menor aprofundamento dos temas investigados.

Entre as pesquisas qualitativas aplicadas a restaurantes e negócios de alimentação, destacam-se três importantes exemplos: grupo de foco, entrevistas de profundidade e técnica de observação.

Grupos de Foco

Os grupos de foco consistem em uma reunião com 8 a 15 participantes para discutir questões inerentes a eles com a ajuda de um moderador independente. Em restaurantes, esses grupos são comumente realizados envolvendo funcionários para verificar as oportunidades de melhorias nas relações de trabalho, ou na prestação direta dos serviços aos seus clientes. Também é possível formar grupos de foco com clientes para apresentar novos cardápios ou alterações na tipologia do restaurante, entre outras opções.

Entrevista de Profundidade

Um segundo tipo de pesquisa qualitativa é a entrevista de profundidade, técnica que pode ser realizada diretamente com clientes frequentes para identificar os pontos fortes e fracos percebidos na experiência vivenciada no estabelecimento. Essas entrevistas também são feitas com fornecedores ou profissionais fora do estabelecimento, inclusive para identificar boas práticas externas e tendências do mercado.

Técnica de observação

A terceira técnica de pesquisa qualitativa a ser salientada é a de observação, que pode ser estruturada ou não, como também ser participante ou não. Um exemplo é o cliente oculto, que consiste na vivência de todas as etapas de sua jornada em um determinado restaurante, bastante comum no setor de alimentação. Essa técnica pode contemplar diversas etapas do processo, em que se destacam: pesquisa do restaurante na internet, reserva, localização física, estacionamento, recepção, atendimento, cardápio, ambiente, serviço, preço, entretenimento, entre outros aspectos.

Pesquisa de satisfação

Finalizando, em meio às metodologias de pesquisa mais usuais em serviços de alimentação, pode-se ressaltar a de satisfação. Essa técnica se enquadra na modalidade quantitativa e é muito utilizada para medir a satisfação dos clientes. Ela é normalmente aplicada ao término dos serviços e visa identificar quanto eles ficaram satisfeitos com os diversos aspectos que compõem a experiência vivenciada, como preço, produções gastronômicas, serviços no salão, facilidades e infraestrutura. Sua mensuração contínua permite identificar pontos de melhorias e diferenciais competitivos.

A competição acirrada nos serviços de alimentação, associada a clientes cada vez mais exigentes e conectados, faz a prática de pesquisa ser fundamental para garantir não só o pleno conhecimento do mercado, mas a utilização de práticas que resultem em uma experiência memorável a seus clientes.

 

Revista Infood

Este texto foi originalmente publicado pela revista Infood em 11/01/2018

Link Original: https://infood.com.br/voce-usa-pesquisa-de-mercado-no-seu-restaurante-como-ferramenta-de-melhora-dos-servicos/