A gastronomia é uma das formas de expressão da hospitalidade. Há séculos as pessoas se reúnem em volta de uma mesa para conversar e conviver. Receber bem está associado a ter boa e farta oferta gastronômica, algo que é intimamente ligado à cultura brasileira e também à internacional.
O que praticamos em nossos lares e em nossas reuniões com amigos e familiares também desejamos ter em nossas vivências fora do lar. Como consequência, bares, restaurantes, hotéis, resorts e até navios de cruzeiros procuram oferecer experiências gastronômicas completas para os seus hóspedes e comensais. As experiências gastronômicas não estão mais restritas à qualidade da oferta à mesa e sim à multiplicidade da experiência associada ao tema, incluindo todos os processos relacionados.
Acompanhar o processo da colheita da uva e depois visitar as diferentes instalações onde são realizadas as etapas de produção do vinho contribuem para um melhor entendimento e para a valorização do produto, que antes era apenas comprado e consumido pelos clientes. O mesmo também ocorre em estabelecimentos com execuções gastronômicas que utilizam produtos localmente desenvolvidos, prática cada vez mais popular e desejada pelos clientes conectados com esses valores.
Experiências associadas ao ato de alimentar-se também estão presentes em grandes hotéis e resorts, que frequentemente oferecem oficinas para que os comensais possam aprender a executar as produções ou então observar como elas são realizadas.
Aumentando o grau de complexidade do negócio, mas mantendo ainda a oferta de experiências gastronômicas únicas, algumas companhias de cruzeiros marítimos estão posicionando-se no mercado como empresas que oferecem as mais completas e diferenciadas experiências gastronômicas em alto-mar. Um bom exemplo é a Oceania Cruises, que possui alguns navios com escolas de gastronomia a bordo. Ela oferece, segundo seu próprio material de divulgação, o programa The Finest Cuisine at Sea, ou seja, a mais fina cozinha a bordo de navios intimistas e luxuosos.
Além da escola de gastronomia e da ênfase de possuir a mais fina culinária a bordo como elementos-chaves de posicionamento estratégico nessa competitiva indústria, essa empresa também oferece vivências gastronômicas completas em terra, ou seja, nos portos de passagem de seus navios. Exemplificam esses programas as recentes experiências de imersão culinária no Mediterrâneo, que contemplam ofertas como: chef tour pelo mercado, cannoli e almoço na cidade de Taormina na Sicília; tour na cidade de Argostoli na Grécia, acompanhado pelo chef do centro culinário existente no navio para aprender como preparar o mezze grego; e visita ao mercado local de Marselha na França, acompanhado pelo chef Michelin Reine Sammut para conhecer a cozinha de Provença e suas possíveis harmonizações com os vinhos franceses. Esses luxuosos exemplos ilustram como a gastronomia pode ser utilizada para garantir um diferencial competitivo em indústrias que já investem muito em infraestrutura e exclusividade.
Em outubro, o Sesc desenvolveu um programa completo e extenso denominado ‘Experimenta: Comida, Saúde e Cultura’, que aborda as inter-relações entre esses três temas. Este é mais um exemplo da importância da gastronomia em diferentes áreas do conhecimento e em diferentes negócios.
Cabe a reflexão: como a gastronomia está ajudando o meu negócio a se diferenciar no mercado? Ofereço experiências que atraem e fidelizam clientes? Meu negócio está em consonância com as exigências e preferências do mercado? Aqueles que estão seguindo esse caminho estão, efetivamente, um passo à frente de seus concorrentes.
Revista Infood
Este texto foi originalmente publicado pela revista Infood em 17/12/2018
Link Original: https://infood.com.br/a-importancia-da-experiencia-gastronomica-na-hospitalidade/