XVIII SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – Curitiba – 2005
Este artigo tem por objetivo registrar as ações de gestão energética eficiente nas unidades da indústria alimentícia, particularmente com um estudo de caso da Nestlé Brasil ltda. A Nestlé Brasil Ltda é uma das maiores empresas do ramo alimentício do Brasil e uma das maiores fabricantes de alimentos na escala mundial.
Até o racionamento de 2001 a gestão energética da Nestlé era desenvolvida de forma descentralizada, com pouca normatização e centralização. A crise de abastecimento chamou a atenção para a questão estratégica relacionadas à segurança do fornecimento, mas também propiciou o entendimento que essa questão tornara-se de tal importância no Brasil que o acompanhamento das principais questões deixara de ser operacional e passara para um plano estratégico.
A percepção que o mercado de energia vinha se alterando de forma rápida também propiciou a alteração do posicionamento da Nestlé Brasil ltda perante seus fornecedores tendo em vista a possibilidade de migração ao mercado livre. Esta possibilidade abriu portas de negociação de energias especiais, bem como outras alternativas, disponíveis no mercado, incluindo contratos de desempenho de eficiência energética e mercado livre.
[embeddoc url=”https://sinerconsult.com.br/wp-content/uploads/2017/06/gestao_eficiente_de_energia_GCE063.pdf” download=”all”]